quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Glucagon


   Glucagon é um hormônio peptídico, com 29 aminoácidos, sintetizado pelas células alfa do pâncreas. É secretado quando a glicose atinge níveis baixos, exercendo um papel hiperglicemiante. O glucagon promove o aumento da glicemia estimulando as vias de exportação de glicose, como a glicogenólise e a gliconeogênese no fígado e inibindo as vias que consomem glicose como glicogênese e glicólise. Com exceção da gliconeogênese, as vias estimuladas pelo glucagon são degradativas. No metabolismo dos lipídeos, o glucagon estimula a lipólise e inibe a lipogênese. Além disso, estimula a cetogênese. No metabolismo das proteínas, esse hormônio aumenta a absorção de aminoácidos pelo fígado para que sejam utilizados na gliconeogênese.

   Ao atingir as células-alvo, o glucagon acopla-se a seu receptor, desencadeando uma reação em cascata. O receptor de glucagon, presente na membrana plasmática, encontra-se ligado à proteína G. Essa proteína é um heterotrímero composta das subunidades alfa, beta e gama. Quando o receptor é ativado pelo glucagon, a proteína G apresenta uma modificação conformacional, de forma que o GDP acoplado à subunidade alfa é trocado  por uma molécula de GTP e a subunidade alfa desloca-se na membrana plasmática até encontrar a enzima transmembrana adenilato ciclase. A adenilatociclase transforma o ATP em AMPc, o segundo mensageiro. O AMPc ativa a proteína kinase A (PKA), que desencadeia uma reação em cadeia de fosforilação. Na glicogenólise, a glicogênio fosforilase é fosforilada, tornando-se ativa e catalisando a reação de degradação do glicogênio em glicose 1-fosfato.
A secreção de glucagon é estimulada na hipoglicemia e pelos hormônios espinefrina e colecistoquinina, além dos aminoácidos alanina e arginina e o neurotransmissor acetilcolina. Sua secreção é inibida pela somatostatina, insulina, ácidos graxos e concentração elevada de uréia.



   No diabetes tipo1, caracterizado por limitada ou ausente produção de insulina pelas células beta e por cetoacidose, os níveis de glucagon estão em elevadas concentrações. Após o tratamento com insulina, os níveis de glucagon são reduzidos drasticamente, indicando o papel da insulina na regulação do glucagon.

Referências:
en.wikipedia.org/glucagon
MARZOCCO, Anita. TORRES, Bayardo B. Bioquímica Básica. Ed 3a. P. 271
Blog de bioquímica da obesidade. bioquímica-obesidade.blogspot.com
D. A. PERRY-KEENE, F. P. ALFORD, D. J. CHISHOLM, D. M. FINDLAY, R. G. LARKINS, F. I. R. MARTIN. Glucagon and diabetes. In Wiley online library

Nenhum comentário:

Postar um comentário