domingo, 1 de dezembro de 2013

Tecido Adiposo Marrom

O tecido adiposo marrom (TAM) ou tecido adiposo multilocular, diferente do tecido adiposo branco (TAB), apresenta como função a geração de calor através do desacoplamento mitocondrial da oxidação lipídica e é encontrado exclusivamente em mamíferos, recém-nascidos, fetos e adultos hibernantes ou não (ser termogênico).




O adipócito marrom é uma célula cuja cor deriva de sua rica vascularização associada ao grande número de mitocôndrias presentes em seu citoplasma e principalmente devido à alta concentração de citocromo oxidase presente nas mesmas. Adicionalmente, estas células apresentam inúmeras gotículas lipídicas de tamanhos distintos em seu citoplasma que é relativamente abundante e o núcleo é ligeiramente excêntrico. Este adipócito multilocular é encontrado em vários locais do corpo animal, dependendo da espécie e/ou da sua idade.

Com base em resultados pós-morte e em estudos com PET/CT (Positron Emission Tomography and Computer Tomography), em humanos adultos o TAM está localizado principalmente nas seguintes regiões: tireoide e traqueal, mediastino, paracervical e supraclavicular, paratoracical, supra e perirenal.

Deixo aqui um link falando sobre estudos feitos com a gordura marrom:


http://www.istoe.com.br/reportagens/228808_A+GORDURA+QUE+QUEIMA+GORDURA

Referências:
http://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/33576/tecido-adiposo-morfologia-e-funcao
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiVpoEDxx5toyOM8Y9debjI8z5-PKnT0h1VHNYidY9bjMxHo45Q6XG-Uean8aumt5GyGHZ_MkqRkGCHu53K7Utc9jYQkj_bxmqFJ5cml8npp50BMdJ_GirxIR_Db2STxTS2uNBiFyE1uyo/s1600/tecido+adiposo+marrom+e+branco.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário